postheadericon Como organizar uma hora do conto...

Avaliação: / 8
FracoBom 

 

Como organizar uma hora do conto para crianças em idade pré-escolar

Quer organizar uma hora do conto para os seus filhos e para outras crianças? Eis alguns conselhos para que esta tenha sucesso, para que a possa organizar regularmente e para que as crianças adorem o livro e a história.

Como fazer:

1. Convide crianças com a mesma idade. Por exemplo, se o seu filho tem três anos, não convide crianças mais velhas.

2. Planeie uma história de 20 minutos. Pode fazer parte de uma tarde de brincadeira ou pode convidar as crianças para um hora, com 30 minutos de brincadeira, 10 minutos para um lanchinho e 20 minutos para a leitura da história.

3. A regra para uma hora do conto é começar com pouco tempo, aumentar o tempo à medida que vai prendendo a atenção das crianças e acabar quando elas ainda queriam mais.

4. É bom que as crianças que convida tenham interesses em comum para orientar a escolha dos livros, sejam porque adoram os livros do Bob ou insectos.

5. Escolha alguns livros pequenos para começar.

6. Já que vai estar de frente para as crianças, em vez de se sentar ao seu lado, escolha um livro com bonitas ilustrações.

7. Como as crianças não podem ver as ilustrações enquanto lê a história, treine para ler a história com as ilustrações viradas para as crianças.

8. Outra opção é escolher um livro com pouco texto que leve pouco tempo a ler. Isto vai deixando de ser importante à medida que as crianças se habituam à hora do conto.

9. Quando muda de história, arranja uma lengalenga ou uma adivinha para fazer um pequeno intervalo.

10. Depois de casa história, ajude as crianças a pensarem no que ouviram, perguntando-lhes o que gostaram mais na história ou o que pensam que vai acontecer a seguir.

11. Dependendo do grupo de crianças pode ser necessário falar primeiro no comportamento a ter, com outros grupos basta que vá corrigindo o comportamento que não é adequado à medida que for surgindo.

12. Não penso que organizar a hora do conto com frequência dá mais trabalho do que traz benefícios. As crianças pequenas podem demorar algum tempo a envolver-se em actividades, mesmo naquelas que lhes trazem benefícios.

13. Organizando uma hora do conto, está a apresentar novos conceitos e ideias, a aumentar o vocabulário e conhecimento, e ajudar as crianças a melhorar a capacidade de ouvir.

 

Conselhos:

1. Não desista à primeira.

2. Se os seus filhos já têm um grupo de crianças com quem costumam brincar, fale com os outros pais para organizar uma hora do conto.

Peça às crianças e aos pais para participarem sugerindo livros infantis.

 

 

Próximos Eventos

Não há eventos
e-secretariado.com
Pesquisa
AddThis Social Bookmark Button
Utilizadores Registados
Torne-se um utilizador registado do Portal dos Miúdos.



Utilizadores Online
Temos 76 visitantes e 1 membro em linha
Newsletter Portal dos Miúdos

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades por e-mail.

create counter