postheadericon Vai ser avô? Parabéns!

Avaliação: / 1
FracoBom 

Dez sugestões para futuros avós.

A sua carreira como avô ou avó começa ainda antes do seu neto nascer. Desde o momento em que recebe a boa notícia, as suas acções e reacções são importantes. Estas dicas para futuros avós pretendem ajudá-lo a ganhar a confiança dos futuros pais e fomentar uma boa relação com o seu neto.

Sorria, quando receber a notícia

Quando os futuros pais lhe derem a boa notícia, mostre-se satisfeito, mesmo que fique preocupado com questões como as financeiras. Informe-se antes de partilhar a notícia com outras pessoas, deixe que seja o casal a contar aos amigos e familiares mais próximos. Se o casal pretender esperar para dar a notícia a outras pessoas, respeite esse desejo e guarde o segredo deles.

Deixe-os fazer as coisas à maneira deles

Os futuros pais vão tomar algumas decisões com as quais não vai concordar plenamente. Sejam quais forem essas decisões, não as questione. O futuro da relação com o seu filho e com o seu neto depende do apoio que der a essas decisões.

Realce as coisas positivas

Conte histórias engraçadas e fofinhas sobre as suas experiências com os seus filhos. As histórias sobre a sua infância vão interessar ao futuro pai. Nunca conte histórias terríveis sobre o nascimento dos seus filhos.

Seja compreensivo para a grávida

É normal que as grávidas se concentrem nas alterações do seu corpo e das suas vidas. É natural que a sua filha ou nora não revele muito interesse nas suas actividades e opiniões. Ela vai voltar a interessar-se pelo resto do mundo quando o bebé nascer. Depois do parto, tome atenção aos sinais de depressão pós-parto e a qualquer tristeza persistente.

Tenha calma com as compras

Compre algumas pequenas coisas e analise a reacção. Há pais que apreciam todas as contribuições, enquanto outros preferem tomar todas as decisões em relação a roupas e equipamentos. Para estes últimos, o melhor será a elaboração de uma lista de nascimento.

Cuidado com as grandes decisões

Não faça alterações dramáticas na sua vida, devido ao nascimento do seu neto. Não se despeça ou mude de casa sem perceber se realmente é necessário e desejado na vida do seu neto. Não aceite tomar conta da criança sem ponderar muito bem essa decisão.

Ajude, mas não exagere

Em especial no final da gravidez e logo após o parto, os pais vão precisar de alguma ajuda, mas não exagere. Uma mãe ou pai que vem fazer uma visita e insiste em trabalhar o tempo todo está a enviar a mensagem aos pais recentes de que estes não conseguem dar conta do recado.

Não duvide do companheiro

Se tem dúvidas em relação ao(à) companheiro(a) do seu(sua) filho(a), tente ultrapassá-las. Essa pessoa vai ser o pai(mãe) do seu neto. Dê-lhe a oportunidade de demonstrar a capacidade para desempenhar o novo papel.

Prepare-se para partilhar

Lembre-se de que, na maior parte das famílias, há outro casal de avós (e às vezes mais dois ou três!). Se não se dá muito com o resto da família, organize um evento familiar para que se conheçam melhor antes do bebé nascer. Seja diplomata na resolução de possíveis conflitos. Comunique com os outros avós para coordenar as visitas. Algum planeamento antes do nascimento pode evitar que os pais sejam assoberbados pelos avós imediantamente após o parto.

Faça as pazes com o seu ex

Se está divorciado do pai ou mãe do seu filho, pode precisar de se preparar para partilhar as honras de avô com o seu(sua) ex. Esta questão pode ser minimizada se planear com antecedência e se preparar mentalmente. Terão de estar juntos em ocasiões como o aniversário do vosso neto, porque não começar uma relação cordial desde antes do nascimento da criança?

 

Próximos Eventos

Não há eventos
e-secretariado.com
Pesquisa
AddThis Social Bookmark Button
Utilizadores Registados
Torne-se um utilizador registado do Portal dos Miúdos.



Utilizadores Online
Temos 896 visitantes em linha
Newsletter Portal dos Miúdos

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades por e-mail.

create counter